
Projeto de extensão “lendo e escrevendo na casa lar”
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 10; Issue: 16 Linguagem: Português
10.5007/1807-0221.2013v10n16p1
ISSN1807-0221
AutoresTerezinha Corrêa Lindino, Rita Maria Decarli Bottega, Verônica Pereira Coutinho Constanty, Alessandra Venâncio Justino, Aline Luane Fantinel, Amanda Perin Nonose, Andréia Carla Bach Kunzler, Francine Raquel Hoff Zibetti Zimmermann, Kelly Yara Hedel, Leomir Bruch, Patrícia Helena Frai, Sônia Regina Pinheiro Corrêa, Thiago Rafael Mazzarollo, Vanessa Borella da Ross,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO Projeto “Lendo e Escrevendo na Casa Lar”, edição 2012, teve como objetivo desenvolver atividades de leitura, escrita e alfabetização com crianças usuárias da Casa Lar da cidade de Marechal Cândido Rondon. Elaborado pela equipe pedagógica do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GEPEFOP), o Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o projeto visou atender ao pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Marechal Cândido Rondon, de modo a minimizar as dificuldades pedagógicas apresentadas pelas crianças atendidas na Casa Lar dessa cidade. Para efetivar seu objetivo, as atividades que compuseram o projeto foram organizadas nas dependências da Casa Lar, conforme horário esquematizado pelos pais sociais, contando com a participação das coordenadoras e dos graduandos envolvidos. Em cada encontro, foram desenvolvidas oficinas sobre coordenação motora, ludicidade, leitura, escrita e aplicação de técnicas de Yoga, que visam auxiliar na aprendizagem e execução das atividades propostas. Para a realização dessas atividades, dividimos o grupo de participantes em três equipes, compostas por monitores dos cursos de Pedagogia, Letras, Geografia e Serviço Social. A cada período, por meio de reuniões entre os monitores e as coordenadoras do projeto, foi realizada uma verificação do andamento e progresso das crianças.
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