Artigo Acesso aberto

Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académica

2012; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14417/ap.184

ISSN

2182-2980

Autores

Sílvia Monteiro, Marlene Castro, Leandro S. Almeida, José Fernando A. Cruz,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Várias perspectivas teóricas procuram explicar os altos níveis de desempenho. Factores de índole contextual, cognitiva, motivacional e de personalidade parecem descrever o percurso de vida dos sujeitos com elevados níveis de rendimento, sugerindo a complexidade e a multidimensionalidade da excelência humana. O presente estudo analisa o percurso académico de alunos com elevado rendimento académico nas áreas da engenharia e ciência da computação. Recorrendo à análise qualitativa do conteúdo das entrevistas identificaram-se os pontos em comum e as singularidades nos percursos dos participantes e a forma como tais variáveis se combinam no desenvolvimento e expressão dos desempenhos excelentes. Os resultados obtidos sugerem a presença de uma combinação de variáveis explicativas do sucesso académico nos seus discursos. Entre elas destacam-se as competências de auto-regulação e de auto controlo, assim como o envolvimento e esforço dispendido na realização das tarefas.

Referência(s)