
Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil
2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 03; Issue: 01 Linguagem: Português
10.5585/podium.v3i1.67
ISSN2316-932X
AutoresMarcos Antônio Gaspar, Diogo Martins Gonçalves de Morais, Ademar Caetano Vallada Júnior, Cauê Aurélio Debia,
Tópico(s)Sports Analytics and Performance
ResumoO marketing nunca esteve tao presente no futebol como atualmente. Fundamental para o bom momento do futebol brasileiro, a exploracao do marketing esportivo pode caracterizar-se como importante fonte de receitas aos clubes, alem de tambem ser responsavel pela valorizacao de sua marca. Assim sendo, este estudo teve como objetivo verificar quais sao as acoes de marketing esportivo mais executadas por grandes clubes do futebol brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa descritiva-qualitativa, por meio da qual foram analisadas as acoes de marketing esportivo desenvolvidas no periodo de 2008 a 2013 pelos cinco clubes nacionais com maior receita dentre os que disputaram a serie A do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2012. Assim, Corinthians, Sao Paulo, Internacional, Gremio e Flamengo foram selecionados, uma vez que juntos somaram aproximadamente 47% da receita total dos clubes brasileiros naquele ano. Como resultados, observou-se que as acoes de marketing esportivo mais praticadas pelos clubes analisados foram: programa socio torcedor, venda de jogadores, escolas de futebol oficiais, lancamento de livros e filmes, venda de cotas televisivas, disponibilizacao de canais de informacoes sobre o time, contratacao de jogadores consagrados, patrocinio master, lojas oficiais do clube (fisica e virtual) e, por fim, estabelecimento de agencia de turismo exclusiva. E possivel ainda afirmar que estas acoes mais reproduzidas pelos clubes analisados evidenciaram-se como as principais geradoras de receita e crescimento economico destes no periodo pesquisado. Nao obstante, as demais acoes encontradas na pesquisa tambem demonstraram-se importantes, pois complementaram o esforco dos clubes na fidelizacao de seus torcedores.
Referência(s)