Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História

2007; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9125.v12i1p117-124

ISSN

2316-9125

Autores

Maria Elizabete Souza Couto,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Nos últimos anos, vivenciamos mudanças perceptíveis com a implantaçãodas tecnologias de informação e comunicação. Na escola não podemos ignorá-las (televisão, vídeo, computador etc.), porque são articuladoras de aprendizagens. Este trabalho analisa a utilização de programas de televisão e filmes. Trabalhamos com doze filmes, os quais contribuíram à discussão dos conteúdos estudados, ampliando o conhecimento sobre a Históriaparticular e de outros povos, ao observarem mudanças e permanências. Os filmes possibilitaram (re)pensar os valores locais, regionais, nacionais e mundiais. Por fim, alunos e professores aprenderam vendo o mundo, numa mixagem entre imagem, texto e contexto, não caindo no fetichismo tecnológico, visto que os filmes não mudarão o processo ensino-aprendizagem num passe de mágica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX