Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Da violência justiceira à violência ressentida

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Issue: 51 Linguagem: Português

10.5007/2175-8026.2006n51p55

ISSN

2175-8026

Autores

Ismail Xavier,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O cinema debate a corrosão do espaço social e da cidadania, a força do crime organizado e a crise do Estado-Nação. Na representação da violênciana história, a figura do cangaceiro enseja a comparação entre o presente e o passado a partir de um espaço emblemático - o sertão. Muda a concepção do cangaço e muda a auto-imagem do cineasta, agora não mais portador de um mandato próprio a quem fala pela comunidade. Do pensamento utópico se passa ao pragmatismo; do bandido social, no campo prémoderno, se passa ao bandido de mercado, na cidade pós-moderna. Palavras chaves: cinema brasileiro; cangaço; violência, justiça.

Referência(s)