
O letramento escolar e os textos da divulgação científica - a apropriação dos gêneros de discurso na escola
2008; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1518-76322008000300009
ISSN1982-4017
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNeste ensaio, define-se letramento escolar na perspectiva dos letramentos múltiplos e situados e, a partir de uma discussão sobre os textos da divulgação científica, caracterizam-se brevemente, na perspectiva bakhtiniana, alguns dos gêneros discursivos da divulgação científica didatizados na escola (verbetes, artigos, reportagens). Entendendo o processo de apropriação de gêneros discursivos como um aspecto importante das práticas e dos processos de letramento escolar, o ensaio, em sua segunda parte, traz uma análise de como este processo de apropriação dos gêneros da divulgação científica se dá nas salas de aula, a partir de seminários realizados por alunos do Ensino Fundamental II (EFII). Os resultados indicam que, embora muito presentes nos livros e práticas discursivas escolares, os textos da divulgação científica não são efetivamente abordados no ensino, e sua apropriação se faz por imersão, colocando especialmente problemas em relação às linguagens especializadas.
Referência(s)