
Videogame: é do bem ou do mal? Como orientar pais
2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722011000200008
ISSN1807-0329
AutoresLuciana Mendonça Alves, Alysson Massote Carvalho,
Tópico(s)Impact of Technology on Adolescents
ResumoDesde a década de 70 milhares de crianças, adolescentes e adultos praticam jogos de computador ou videogame. O objetivo deste artigo foi identificar os efeitos deste artefato tecnológico para a cognição, sua aplicabilidade e sua influência sobre o comportamento e a saúde do jogador e, desta forma, delinear orientações para pais e profissionais de saúde que lidam com crianças e adolescentes. Na primeira parte do artigo são apresentados alguns efeitos negativos e positivos dos jogos; na segunda é proposto um conjunto de orientações que podem tornar a brincadeira mais segura; e na última parte, as considerações finais. Concluiu-se que o videogame é uma ferramenta capaz de aperfeiçoar as habilidades cognitivas e perceptivas, sendo os jogos educacionais apontados como uma experiência benéfica aos seus usuários, e que as repercussões negativas se referem, principalmente, ao efeito daqueles com conteúdo de violência.
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