Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2009v27n1p69

ISSN

2175-795X

Autores

Mônica Fantin, Gilka Girardello,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo discute a inclusão digital na perspectiva da educação e da cultura, com destaque para as formas como a questão se apresenta no Brasil, mas entendendo que elas não são exclusivas desse contexto. Diante dos complexos desafios à inclusão digital no contexto da globalização, o artigo enfatiza a importância de que as crianças e os jovens possam se apropriar de forma significativa das novas tecnologias e linguagens, numa perspectiva de que a inclusão significa muito mais do que o acesso às tecnologias, configurando-se em uma das frentes de luta contra a desigualdade. As autoras propõem que o enfrentamento da barreira digital seja enriquecido com a valorização das mediações culturais. Nesse sentido, discutem as possibilidades de uma abordagem culturalista de mídia-educação para promover uma inclusão digial que seja experiência de cidadania, pertencimeto e participação crítica e criativa na cultura.

Referência(s)