Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O autoconceito de adolescentes escolares

2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 48 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2011000100003

ISSN

1982-4327

Autores

Ana Alayde Werba Saldanha, Isabel Cristina Vasconcelos de Oliveira, Regina Lígia Wanderlei de Azevedo,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este estudo objetivou identificar e comparar o autoconceito dos adolescentes escolares de uma amostra da cidade de João Pessoa-PB, Brasil, associado às variáveis sexo, faixa etária e tipo de escola frequentada (pública ou privada). Para tanto foi utilizado o Inventário dos Esquemas de Gênero do Autoconceito em 686 adolescentes estudantes. De modo geral, os adolescentes apresentaram autoconceito positivo, variando em função do sexo (maior para o feminino), idade (quanto menor a idade, maior a percepção negativa masculina e a feminina com maior evidência entre os 16 e 18 anos) e tipo de escola (autoconceito mais positivo na escola pública). Estes resultados fornecem subsídios para a elaboração de estratégias mais coerentes com o perfil dos adolescentes, seja no âmbito familiar, escolar ou social.

Referência(s)