Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Resiliência em estudantes do ensino médio

2010; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572010000100010

ISSN

2175-3539

Autores

Lidiane Peltz, Maria da Graça Moraes, Mary Sandra Carlotto,

Tópico(s)

Grit, Self-Efficacy, and Motivation

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a resiliência em estudantes do Ensino Médio e sua associação com variáveis sociodemográficas e contribuição da escola em seu desenvolvimento pessoal. A amostra foi composta de 140 alunos de uma Escola Estadual de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, um questionário para levantamento de variáveis demográficas e sociais e a Escala de Resiliência, adaptada por Pesce, Assis, Avanci, Santos, Malaquias e Carvalhaes (2005), que constitui-se de três dimensões: Independência e determinação; Resolução de ações e valores; Autoconfiança e Capacidade de adaptação a situações. Resultados indicam associação negativa entre renda familiar e a dimensão de resiliência de Independência e determinação. Associação positiva foi identificada entre a percepção de que a escola contribui para o desenvolvimento pessoal e a dimensão de Resolução de ações e valores.

Referência(s)