Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mercado de Bens Simbólicos do Futebol: A Estratégia Empreendedora da Gestão Andrés Sanchez no Sport Club Corinthians Paulista

2013; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 02; Issue: 01 Linguagem: Português

10.5585/podium.v2i1.35

ISSN

2316-932X

Autores

Renato Berton, Roberto Bazanini, Denis Donaire,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O crescimento do mercado de bens simbolicos se tornou realidade em todos os continentes. Particularmente, o futebol, desde a Copa do Mundo de 1990, passou por crescimento financeiro incomum. A exploracao da paixao dos torcedores/consumidores pelo futebol e por seus respectivos clubes transformou-se em grande atividade comercial e de prestacao de servicos, apos o advento da Lei Pele em marco de 1998. Consequentemente, os clubes deixaram de ser meras agremiacoes esportivas e se tornaram grandes organizacoes, responsaveis por oferecer um produto atraente e cada vez mais rentavel. A estrategia empreendedora da gestao de Andres Sanchez possibilitou ao Sport Club Corinthians Paulista, em 2012, alcancar o primeiro lugar de empresa no futebol brasileiro e a sexta colocacao no cenario mundial. Por meio de pesquisa exploratoria de natureza qualitativa, ex-post factum, acompanhada de entrevista em profundidade com gestores participantes do empreendimento e membros da torcida organizada, o objetivo central da pesquisa, na perspectiva fenomenologica, buscou identificar as estrategias empregadas na Gestao Andres Sanchez para a valorizacao da marca. Os resultados da pesquisa apontam para a integracao das estrategias funcionais com a estrategia dos negocios. Na percepcao dos entrevistados, a visao empreendedora permitiu ao clube, em quatro anos (2008-2011), formar a base de seu acelerado crescimento para, posteriormente, alcancar posicionamento diferenciado e, consequentemente, vantagem competitiva sustentavel. DOI: 10.5585/podium.v2i1.35

Referência(s)