
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/2175-7941.2012v29n2p313
ISSN2175-7941
AutoresLuciene Fernanda da Silva, Alice Assis,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoConsiderando-se a importância da inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo de Física do Ensino Médio, propõe-se, neste trabalho uma atividade experimental, confeccionada com materiais de baixo custo, que aborda o efeito fotoelétrico. Essa atividade pode ser utilizada de forma contextualizada, articulando-se esse fenômeno com algumas aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Ao trabalhar o experimento, o professor pode incentivar os alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de perguntas, levá-los a expressar as suas ideias prévias na tentativa de explicarem o seu funcionamento. Essa articulação vinculada à interação social em sala de aula pode despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados.
Referência(s)