
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
2007; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022007000300007
ISSN1981-5271
AutoresCarlos Henrique Falcão Tavares, José Maia, Marcella Cristina Halliday Muniz, Moana Vergetti Malta, Belmira Magalhães, Ana Claire Pimenteira Thomaz,
Tópico(s)Clinical Reasoning and Diagnostic Skills
ResumoO trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a "busca da prática" na atividade médica (36,27%) e a "aquisição de novos conhecimentos" (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas.
Referência(s)