Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas

2007; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022007000300007

ISSN

1981-5271

Autores

Carlos Henrique Falcão Tavares, José Maia, Marcella Cristina Halliday Muniz, Moana Vergetti Malta, Belmira Magalhães, Ana Claire Pimenteira Thomaz,

Tópico(s)

Clinical Reasoning and Diagnostic Skills

Resumo

O trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a "busca da prática" na atividade médica (36,27%) e a "aquisição de novos conhecimentos" (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas.

Referência(s)