Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Espetáculo, comunicação e comunismo em Guy Debord

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 48; Issue: 115 Linguagem: Português

10.1590/s0100-512x2007000100010

ISSN

1981-5336

Autores

João Emiliano Fortaleza de Aquino,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O presente trabalho se orienta pela hipótese de que a reflexão sobre a linguagem e a crítica do fetichismo mercantil, de Guy Debord, são aspectos inseparáveis de um único e mesmo ponto de partida da crítica da "sociedade do espetáculo", centrado na crítica da linguagem e da forma-mercadoria. Debord se posiciona por uma transição, no que diz respeito ao horizonte da reflexão estética e social sobre a linguagem, do conceito de expressão ao de comunicação ou diálogo. Ele busca recolher e manter, ultrapassando-a, a natureza crítica da expressão não-comunicativa (e, por isso, refratária à "pseudocomunicação" da sociedade burguesa), tal como concebida e experienciada pela arte moderna e as vanguardas do início do século XX, formulando a perspectiva crítica social da comunicação direta.

Referência(s)