Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Utilização de técnicas multivariadas na avaliação da divergência genética entre clones de palma forrageira (Opuntia ficus-indica Mill.)

2003; Sociedade Brasileira de Zootecnia; Volume: 32; Issue: 6 suppl 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-35982003000700004

ISSN

1806-9290

Autores

Carlos Adonai Ferreira, Rinaldo Luíz Caraciolo Ferreira, Djalma Cordeiro dos Santos, Mércia Virgínia Ferreira dos Santos, José Antônio Aleixo da Silva, Mário de Andrade Lira, Silmar Gonzaga Molica,

Tópico(s)

Cassava research and cyanide

Resumo

Avaliou-se, por meio de técnicas multivariadas, a divergência genética entre clones de palma forrageira (Opuntia ficus-indica Mill.), em um experimento instalado na Estação Experimental da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária - IPA, Caruaru - PE. O delineamento foi em blocos casualizados, com três repetições. Os tratamentos foram 19 clones de palma do Banco de Germoplasma do IPA. Foram mensuradas: a) medidas em artículos, conforme a ordem: comprimento, largura, espessura, número e peso da matéria verde. b) medidas por planta: presença de espinho, número de artículos por ordem e total, altura total, infestação por cochonilha e peso da matéria verde. Realizaram-se análises de variância univariada (ANOVA) e multivariada (MANOVA), das variáveis canônicas (VC) e de agrupamento (AA). Na ANOVA, foi verificada diferença entre as médias de clones e por meio da MANOVA, diferença entre vetores de médias de clones. Com a aplicação da VC, foi possível reduzir a dimensionalidade original para duas dimensões, com explicação de 85,03% da variação total. Foi considerada, como característica passível de descarte, a porcentagem de infestação por cochonilha. Na AA discriminaram-se nove grupos. A característica porcentagem de infestação por cochonilha não deve ser incluída no estudo da diversidade genética nas condições estudadas. As características de maior discriminação foram espessuras dos artículos primário, secundário e terciário, número de artículo primário e pesos médios de matéria verde por artículos secundário e terciário. Em um programa de melhoramento de palma forrageira, devem-se considerar o grupo de clones e o desempenho do clone quanto às características de maior relevância agronômica e zootécnica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX