Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R

2014; Springer Science+Business Media; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1678-7153.201427210

ISSN

1678-7153

Autores

Ana Cristina Martins, J. Paulo Almeida, Víctor Viana,

Tópico(s)

Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development

Resumo

A Escala de Ansiedade Social para Crianças (forma revista) - SASC-R destina-se a avaliar as experiências de ansiedade social e de evitamento das crianças e pré-adolescentes no contexto das relações com os pares. Neste estudo, pretende-se validar para a população portuguesa a SASC-R, utilizando a estrutura proposta pelos autores da escala original, através da análise fatorial confirmatória (AFC). Procedemos à aplicação da SASC-R numa amostra de 486 crianças entre os 9 e os 15 anos. Os resultados indicam que a escala replica os fatores da versão original, possui boa consistência interna e uma validade de constructo bastante satisfatória. Este estudo sugere que a SASC-R é uma escala útil na avaliação da ansiedade social em crianças.

Referência(s)