Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação, direitos humanos, tolerância e paz

2001; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2001000100008

ISSN

1982-4327

Autores

Roseli Fischmann,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este artigo pontua os dados históricos da criação da ONU e posteriormente a elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, salientando que uma tem a face social e a outra focaliza o indivíduo. Discute a seguir a percepção da injustiça e as formas de se opor a ela, de resistência à opressão, a escolha pela ONU de 1995 como Ano Internacional da Tolerância diante da realidade de muitos conflitos étnicos e religiosos espalhados pelo mundo, para embasar a argumentação da necessidade de cooperação dos meios de comunicação, da escola, da ação responsável do Estado ao assumirem a defesa dos princípios da Tolerância. No final há a proposta de uma metodologia de trabalho para uma educação que desenvolva o sentido de respeito aos Direitos Humanos e à Tolerância entre os povos.

Referência(s)