
Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 40; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0080-62342006000400006
ISSN1980-220X
AutoresMárcia Wanderley de Moraes, Maria Cecília Bueno Jayme Gallani, Paolo Meneghin,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoForam objetivos do estudo identificar conhecimento, crenças comportamentais e normativas de estudantes de nível médio sobre transplante e doação de órgãos, à luz da Teoria da Ação Racional (TRA), em duas escolas da rede pública do município de São Paulo. A amostra foi constituída por 94 alunos que responderam um questionário baseado nos pressupostos da TRA e as respostas foram submetidas à análise estatística. O resultado mostra baixo conhecimento sobre doação de órgãos, pois 45,8% desconhecem o conceito de morte encefálica; 37,2% não sabem quando a morte ocorre e 70,3% não sabem quando uma pessoa se torna potencial doador. Foram evidenciadas dez crenças positivas relativas ao comportamento de ser doador de órgãos. Salientaram-se, também, sete crenças negativas sobre doação de órgãos. Foram evidenciadas oito crenças positivas e cinco crenças negativas relativas à doação de órgãos. Conclui-se ser necessário desenvolver estudos e implementar programas educativos de esclarecimento sobre o tema.
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