
Otimização de rede intermodal para o transporte de soja do norte do Mato Grosso ao porto de Santarém
2013; SciELO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s2238-10312013000200003
ISSN2238-1031
AutoresPaulo Roberto Grossi Dias Morales, Márcio de Almeida D’Agosto, Cristiane Duarte Ribeiro de Souza,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoEste artigo tem como objetivo tem como objetivo propor e estabelecer uma configuração ótima para a rede futura de oferta de transporte prevista pelo Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT) para o horizonte de 2023 para o escoamento de soja do norte do estado do Mato Grosso para o porto de Santarém. Para tanto foi elaborado um procedimento, análogo ao modelo de análise e previsão de demanda de quatro etapas. Foi possível verificar que o Porto de Santarém pode ser considerado uma alternativa para a exportação de soja oriunda do estado do Mato Grosso, visto que a oferta de transporte existente e planejada de Sorriso até o porto de Santarém tem condições de atender a demanda de soja prevista para 2023, e que ainda apresenta um custo de transporte menor do que a alternativa praticada atualmente (utilização dos portos de Paranaguá e Santos), podendo oferecer maior competitividade do produto mato-grossense no mercado mundial.
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