Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rpp.v17i1.18521

ISSN

1980-6183

Autores

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Suraya Cristina Darido,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A Educação Física escolar, atualmente, tem buscado novas formas de investigar a prática pedagógica. Assim, a pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade metodológica de ação e reflexão sobre a práxis. Este trabalho objetivou analisar a produção científica da pesquisa-ação na Educação Física escolar em alguns periódicos nacionais brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2010, encontrou-se 1485 artigos sendo 461 (31,04%) sobre Educação Física escolar e apenas 22 artigos (1,48% do total e 4,77% dos de Educação Física escolar) empregaram a pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação como uma ferramenta de auxílio às pesquisas na área da Educação Física escolar ainda apresenta um baixo número de investigações, sendo necessário haver mais estudos pautados nesta metodologia.

Referência(s)