
Influência do substrato na germinação e desenvolvimento inicial de plantas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg)
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; Volume: 30; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1413-70542006000400008
ISSN1981-1829
AutoresAmérico Wagner Júnior, Rodrigo Sobreira Alexandre, Jacson Rondinelli da Silva Negreiros, Leonardo Duarte Pimentel, José Osmar da Costa e Silva, Cláudio Horst Bruckner,
Tópico(s)Growth and nutrition in plants
ResumoNa maioria das vezes, a muda de maracujazeiro amarelo é produzida a partir de sementes. Neste sentido, o êxito no estabelecimento da cultura depende de vários fatores, entre os quais está a utilização de sementes de boa qualidade e a escolha do melhor substrato. Com este trabalho, objetivou-se avaliar a influência de quatro substratos na germinação e desenvolvimento inicial de plantas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg), cultivar IAC 277. O trabalho foi realizado no Departamento de Fitotecnia, da Universidade Federal de Viçosa, de abril a junho de 2004. Foram testados quatro substratos: Plantmax® ; Plantmax® + Areia (1:1 v/v); Plantmax® + Latossolo Vermelho (1:1 v/v); Plantmax® + Latossolo Vermelho + Areia (1:1:1 v/v). Foi utilizado o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro tratamentos e três repetições, considerando-se como unidade experimental, cada 5 recipientes plásticos. Após 48 dias da semeadura foram analisados: porcentagem de germinação; comprimento total, da parte aérea e de raiz das plantas e a massa da matéria seca total das plantas. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey (a = 0,05). Pelos resultados obtidos não foram observadas diferenças significativas entre os substratos em todas as variáveis analisadas. Com isso, conclui-se que os quatros substratos utilizados proporcionaram condições adequadas à germinação e ao desenvolvimento inicial de plantas de maracujazeiro amarelo, cultivar IAC 277.
Referência(s)