Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação do olho

1997; Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-59701997000100011

ISSN

1678-4758

Autores

Francisco Inácio Bastos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

S ander Oilman pertence a um grupo de autores ainda pouco divulgados entre nós, que vêm ampliando o círculo de referências no campo das ciências humanas (no nosso caso, em diálogo com a saúde coletiva), a partir de enfoques transdisciplinares, que, mesmo quando não tematizam diretamente assuntos relativos à saúde, têm enriquecido substancialmente o debate de questões centrais à área, como o conceito de risco (por exemplo, a obra de Ulrich Beck), ou a releitura das relações entre representações simbólicas, cultura e sociedade (como Robert Alter, ou os autores que vêm analisando a questão da "materialidade da comunicação", como H. U. Gumbrecht).Não me ocorre qualquer paralelo entre a abordagem do autor e pesquisas desenvolvidas entre nós no campo da saúde coletiva e/ou da psicanálise, e talvez a única associação que me vem à lembrança coloca juntos Gilman e a geração de ilustres emigrados que o Brasil teve o privilégio de acolher à época da Segunda Guerra Mundial, nas obras de intelectuais como Otto Maria Carpeaux e Anatol Rosenfeld.Não constitui tarefa fácil na obra imensa e multifacetada do autor encontrar linhas de força que permitam mapear seu percurso, e, incorrendo antes no risco de parcialidade secundária à ignorância que, em omissão deliberada, diria que seus movimentos situam-se no entroncamento da psicanálise freudiana, da literatura (basicamente alemã

Referência(s)