Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem

2011; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 64; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672011000200029

ISSN

1984-0446

Autores

Juliana Dias Reis Pessalácia, Valéria Conceição de Oliveira, Heloíza Maria Siqueira Rennó, Eliete Albano de Azevedo Guimarães,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O ensino de ética e bioética nas escolas de enfermagem no Brasil tem apresentado abordagens estritamente conceituais e deontológicas, que frequentemente guardam pouca relação com as futuras práticas profissionais. Assim o objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência sobre a proposta de inserção do ensino de ética e bioética no currículo integrado do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, Brasil. Os resultados encontrados demonstram que o conteúdo encontra-se disposto em todas as unidades curriculares do curso de forma a abranger as situações dilemáticas na prática do cuidado em todas as etapas do ciclo de vida. Além disso, tal abordagem propicia ao aluno o desenvolvimento de atitudes autônomas e reflexivas, confrontando cultura e valores com os aspectos biopsicossociais.

Referência(s)