Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Padrões de segregação escolar no Brasil: um estudo comparativo entre capitais do país

2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 129 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302014144444

ISSN

1678-4626

Autores

Márcio da Costa, Tiago Lisboa Bartholo,

Tópico(s)

Income, Poverty, and Inequality

Resumo

O artigo analisa padrões de segregação escolar em quatro grandes cidades do Brasil: Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados foram fornecidos pelo Inep e apresentam informações para alunos matriculados no primeiro segmento do ensino fundamental entre 2007 e 2010. Utiliza o Índice de Segregação (Segregation Index) e considera duas características dos alunos: 1) cor; 2) distorção idade-série. Resultados preliminares sugerem que: 1) a cidade de Curitiba apresenta os maiores níveis de segregação escolar e Rio de Janeiro os menores; 2) a inclusão das matrículas do ensino privado aumenta os níveis de segregação escolar e seu impacto é maior nos anos mais recentes (2009-2010); 3) há uma associação entre as regras de matrícula nas cidades e os padrões de segregação escolar.

Referência(s)