Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Evolução do uso da Web pelos bancos

2000; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65552000000200003

ISSN

1982-7849

Autores

Eduardo Henrique Diniz,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo pretende caracterizar a evolução do uso da Web pelos bancos, utilizando-se para isso do estudo de cerca de 300 Web sites de bancos em três países - Brasil, Estados Unidos e Espanha - durante um período de dois anos entre 1997 e 1999. O artigo analisa os resultados obtidos na pesquisa à luz do que está publicado em literatura sobre o tema. O modelo de análise usado neste estudo classifica os serviços bancários oferecidos nos sites dos bancos em três grupos principais: divulgação, transação e relacionamento. Cada um destes grupos está subdividido em três outros, com base no nível de interação dos usuários com o site, compondo um total de nove diferentes categorias. Observou-se que os bancos primeiro viram a Web como um canal útil para promoção de seus produtos e serviços. Num outro momento, a Web passou a ser considerada como uma alternativa para a redução dos custos das transações bancárias e também como instrumento para intensificar o relacionamento dos bancos com seus clientes, a partir da utilização de serviços cada vez mais interativos.

Referência(s)