Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Percepções dos estudantes da área de saúde sobre a obesidade

2014; CENTRO UNIVERSITÁRIO FMABC; Volume: 39; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7322/abcshs.v39i3.651

ISSN

2357-8114

Autores

Juliana Kessar Cordoni, Vanessa Keiko Rossaka, Lígia de Fátima Nóbrega Reato,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Introdução: A incidência de sobrepeso e obesidade, assim como agravos e comorbidades relacionados, tem se destacado como um dos principais problemas de saúde pública da atualidade. Isso requer o envolvimento de diversos profissionais, em uma conjunção multidisciplinar, para a prevenção, promoção e recuperação da saúde física e psicossocial de pessoas com sobrepeso ou obesidade. Objetivo: Identificar a percepção de estudantes da área de saúde sobre a obesidade, a fim de contribuir com questionamentos e reflexões com relação à formação e atuação deles no tratamento de pessoas com obrepeso/obesidade. Métodos: Esta pesquisa foi realizada por meio da apresentação de figuras, seguida da aplicaçãode um questionário dirigido a universitários da área de saúde; e posterior análise qualitativa e quantitativa das respostas. Resultados: Os entrevistados reconheceram a importância do tratamento da obesidade, assim como a necessidade de preocupação com aspectos da saúde; no entanto, os resultados indicam a existência de rejeição e crítica quanto à obesidade na maioria dos entrevistados. Conclusão: Os resultados são um alerta de que a questão da obesidade precisa ser mais bem abordada nos cursos de formação da área da saúde, para reduzir os efeitos negativos dessa rejeição/crítica no decorrer do tratamento de tais pacientes. Considerando-se o impacto de aspectos psicológicos e emocionais dos profissionais envolvidos no tratamento e a escassa produção técnica-científica sobre o tema, sugere-se a produção de outras pesquisas, assim como deve-se intensificar a abordagem e sensibilização dos estudantes quanto à questão da obesidade como um distúrbio alimentar de relevância pública.

Referência(s)