Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura

2014; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/1982-0216201416012

ISSN

1982-0216

Autores

Carolina de Castro Barbosa Mello, Renato Oliveira Alves, Stela Maris Aguiar Lemos,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

A Educação em Saúde no Ensino Superior tem sido objeto de muitos debates acerca da formação profissional em saúde. Portanto, há a discussão eminente acerca da utilização de novas metodologias de ensino a fim de formar profissionais em saúde, com habilidades e competências além do domínio técnico-científico, que sejam capazes de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações em saúde para a população e, ao mesmo tempo, solucionar problemas. Para isso, metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, são utilizadas com o propósito de que estudantes da área da saúde adquiram o conhecimento de forma significativa e não meramente mecânica, como o ensino tradicional há muitos anos perpetra. Esse estudo tem como objetivo analisar a produção científica nacional e internacional acerca dos temas Educação em Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Significativa dos últimos cinco anos. A maior parte dos estudos evidencia efeitos positivos com a aplicação de novas estratégias de ensino e ainda, corrobora a necessidade de mudanças na educação em saúde no ensino superior. Além disso, a maioria das publicações se encontram no período de 2007 a 2009 e tem como eixo temático a Aprendizagem Baseada em Problemas.

Referência(s)