
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
2003; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 22 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782003000100007
ISSN1809-449X
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoAnalisa as percepções e vivências de alunos de camadas populares e de suas famílias sobre a adoção do princípio da não-retenção em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte (MG). Como procedimento central de investigação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, para se apreender e compreender as percepções desses atores sobre a não-retenção escolar e como essa prática tem interferido nas situações de fracasso ou sucesso escolar dos alunos. A conclusão é de que a não-retenção escolar, segundo os entrevistados, tem sido incapaz de garantir o direito à educação básica, na medida em que favorece a promoção de alunos sem aprendizagem efetiva e gera dificuldades crescentes para a continuidade dos estudos e para a absorção desses alunos pelo mercado de trabalho.
Referência(s)