
O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca
1998; Springer Science+Business Media; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79721998000300007
ISSN1678-7153
AutoresCristina Soraia de Souza Curvelo, Elisabet de Sousa Meireles, Jane Corrêa,
Tópico(s)Education and Technology Integration
ResumoO presente estudo teve como objetivo examinar o conhecimento ortográfico utilizado pela criança em contexto lúdico. Sessenta crianças entre a 2ª e a 4ª séries do Ensino Fundamental foram convidadas a jogar forca com as pesquisadoras em entrevistas individuais. Os resultados mostraram que, em relação ao número médio de jogadas para concluir o jogo com sucesso, não houve diferença significativa no desempenho das crianças de diferentes níveis de escolaridade. No entanto, as respostas das crianças foram influenciadas pelo tipo de palavra apresentada. A maioria das crianças foi capaz de utilizar os conhecimentos lingüísticos que possui no nível ortográfico apesar das dificuldades encontradas em justificar seu raciocínio.
Referência(s)