Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A guerra e as laranjas: uma palestra radiofônica sobre o valor alimentício das frutas nacionais (1940)

2007; Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0104-59702007000400016

ISSN

1678-4758

Autores

Jaime Rodrigues, Maria da Penha Vasconcellos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Apresenta o uso do rádio pelos sanitaristas desde o início do século XX, para fins educativos. Homens como Geraldo Horácio de Paula Souza e Borges Vieira utilizaram as ondas do rádio para popularizar práticas higiênicas e divulgar temas de interesse sanitário. Em 16 de abril de 1940 Paula Souza foi aos microfones da Rádio Educadora Paulista e, por meio de palestra, defendeu o valor nutritivo e a necessidade de consumo da laranja como ato patriótico. Divulgando as qualidades alimentícias da fruta, Paula Souza lançou a Campanha da Laranja. O sucesso extrapolou o estado de São Paulo, ganhando espaço na imprensa e sob a forma de folheto de propaganda do Serviço de Informação Agrícola, com o apoio incondicional do então ministro da Agricultura Fernando Costa.

Referência(s)