
HEURÍSTICA DO MESDO: MÍDIA E MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE DE RISCO
2011; Hertz Wendel de Camargo; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5380/am.v0i2.26423
ISSN2238-0701
AutoresLeonel Azevedo de Aguiar, Ângela Schaun,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEsse ensaio discute como as notícias sobre as catástrofes ecológicas globais passaram a ter amplo destaque na mídia e demonstra de que modo esses discursos jornalísticos vinculam a crise do meio ambiente a uma heurística do medo, na qual o signo da negatividade esvazia a possibilidade da ação política. Essa pesquisa foi realizada a partir do mapeamento das formações discursivas sobre a crise ambiental enunciada nas primeiras páginas de dois jornais diários de circulação no Rio de Janeiro (O Globo e Jornal do Brasil). O trabalho conclui que as formações discursivas presentes nos jornais pesquisados são reforçadas pelo contexto social de fruição das mensagens, já que o público-receptor encontra-se imerso em uma sociedade marcada pelos riscos globais.
Referência(s)