Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

HEURÍSTICA DO MESDO: MÍDIA E MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE DE RISCO

2011; Hertz Wendel de Camargo; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/am.v0i2.26423

ISSN

2238-0701

Autores

Leonel Azevedo de Aguiar, Ângela Schaun,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Esse ensaio discute como as notícias sobre as catástrofes ecológicas globais passaram a ter amplo destaque na mídia e demonstra de que modo esses discursos jornalísticos vinculam a crise do meio ambiente a uma heurística do medo, na qual o signo da negatividade esvazia a possibilidade da ação política. Essa pesquisa foi realizada a partir do mapeamento das formações discursivas sobre a crise ambiental enunciada nas primeiras páginas de dois jornais diários de circulação no Rio de Janeiro (O Globo e Jornal do Brasil). O trabalho conclui que as formações discursivas presentes nos jornais pesquisados são reforçadas pelo contexto social de fruição das mensagens, já que o público-receptor encontra-se imerso em uma sociedade marcada pelos riscos globais.

Referência(s)