
Maturidade Organizacional em Inteligência Competitiva – O Caso de uma Instituição Financeira Brasileira
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português
10.5007/2175-8077.2014v16n38p126
ISSN2175-8077
AutoresLeonel Cezar Rodrigues, Júlio Cesar Volpp, Waldir Rechziegel,
Tópico(s)Big Data and Business Intelligence
ResumoEste estudo tem como objetivo geral caracterizar e identificar o grau de maturidade em uso de Inteligência Competitiva (IC) de uma instituição financeira em um país emergente, segundo modelo de maturidade consagrado na literatura. Para realização deste trabalho, o método escolhido foi o estudo de caso único. Foram realizadas quatro coletas de dados em áreas distintas da organização estudada: Marketing, Segurança Física, Relações Internacionais e Gestão de Riscos de Ativos. Os principais resultados indicam que duas áreas apresentam maturidade em Nível 1 – Informal, e outras duas áreas apresentam maturidade em Nível 2 – Formal. As principais conclusões apontam para a coerência dos critérios e elementos que sustentam a lógica do modelo de maturidade testado. Demonstram ainda que na organização estudada a IC é descentralizada e que o modus operandi da IC nessa organização é intuitivo e avançado para seu nível de maturidade.
Referência(s)