
Mapas cognitivos como ferramenta de estrututação e resolução de problemas: o caso da pró-reitoria de extensão da UFSCar
2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-530x2003000200003
ISSN1806-9649
AutoresDenise Luciana Rieg, Targino de Araújo Filho,
Tópico(s)Complex Systems and Decision Making
ResumoEste artigo apresenta o trabalho desenvolvido na Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, no qual o mapeamento cognitivo foi (e continua sendo) utilizado como ferramenta de estruturação e resolução de problemas. Nesse sentido, apresenta-se neste estudo uma breve visão da estrutura e conteúdo de um mapa cognitivo. São aduzidas, também, algumas diretrizes para a construção de um mapa. Procura-se mostrar que essa atividade envolve processo cuidadoso de depuração e codificação do relato da situação problemática feito pelo indivíduo cujo pensamento está sendo mapeado. O artigo também relata a contribuição do mapeamento cognitivo para o Pró-Reitor no desenvolvimento, implementação e monitoração de ações para reverter a problemática em questão. Em relação ao processo de monitoração, são apresentados os mecanismos utilizados para transformar o mapa final numa "agenda real" que pudesse ser utilizada pelo Pró-Reitor ao longo do final de sua gestão, auxiliando-o na tomada de decisões.
Referência(s)