Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Catálogos de editoras e a circulação da literatura no contexto escolar

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982012000400006

ISSN

1982-6621

Autores

Maria Aparecida Paiva Soares dos Santos, Marina Gontijo Teixeira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou catálogos de editoras dedicadas ao público infanto-juvenil, percebendo-os como mediadores importantes das obras literárias que circulam na escola. As principais questões que nortearam a investigação foram: para quem são pensados os catálogos? A quem se destinam? De quais elementos visuais ou textuais os catálogos fazem uso para chamar a atenção do leitor? Constatou-se assim que a circulação dos catálogos nos espaços escolares cresceu com o fortalecimento da relação mercado e Estado; que a categorização por faixas etárias é uma das marcas mais fortes de escolarização do impresso; que há uma tendência de as editoras enxergarem os mediadores de leitura como destituídos de competência para realizar escolhas literárias mais autônomas e, por fim, que a indicação das premiações recebidas pelas obras é uma das maiores armas da indústria editorial para atrair o seu "cliente".

Referência(s)