Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sentido de Vida, Bem-Estar Psicológico e Qualidade de Vida em Professores Escolares

2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 54 Linguagem: Português

10.1590/1982-43272354201309

ISSN

1982-4327

Autores

Bruno Figueiredo Damásio, Rômulo Lustosa Pimenteira de Melo, Joilson Pereira da Silva,

Tópico(s)

Workplace Health and Well-being

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar os índices de sentido de vida (SV), de bem-estar psicológico (BEP) e de qualidade de vida (QV) em uma ampla amostra de professores escolares, e observar como o SV poderia atuar como variável moderadora da relação entre o BEP e a QV geral. Participaram do estudo 517 professores, de 57 escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, sendo 174 homens e 343 mulheres (idade média de 36,5 anos, DP = 10,34). Os resultados demonstraram que uma parcela significativa de profissionais apresentou índices negativos de SV, BEP e QV. Análises inferenciais apresentaram o SV como uma variável preditora tanto de BEP quanto de QV. Análises de moderação demonstraram que o BEP e a QV geral apresentam correlações distintas para sujeitos com alto e com baixo nível de SV. Reflexões para pesquisas futuras e intervenções em saúde do trabalhador são apontadas.

Referência(s)