Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21002012000400022

ISSN

1982-0194

Autores

José Carlos Amado Martins, Alessandra Mazzo, Rui Carlos Negrão Baptista, Verónica Rita Dias Coutinho, Simone de Godoy, Isabel Amélia Costa Mendes, María Auxiliadora Trevizan,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

OBJETIVOS: particularizar o ritual do ensino de procedimentos básicos de enfermagem, analisar as implicações de sua utilização e discutir sua pertinência, face aos contextos atuais para o ensino e para a prática. MÉTODOS: estudo histórico-social de rituais incorporados ao método de ensino teórico-prático de Enfermagem em Portugal e no Brasil. Como fontes primárias, foram utilizados documentos escritos (ofícios, apostilas, manuais) e fotográficos; e como fontes secundárias: livros-texto, dissertação de mestrado, tese de doutoramento e artigos de periódicos. RESULTADOS: descrição, análise, interpretação e síntese que expõe ao leitor uma viagem na história quanto aos rituais e mudanças ocorridas na formação de recursos humanos de enfermagem e saúde. A simulação foi discutida em termos da pertinência face às exigências éticas, segurança e qualidade em saúde, avanço tecnológico e mudanças nos ambientes e contextos da prática clínica. CONCLUSÃO: o uso da simulação atende às necessidades e ao contexto atual de ensino teórico-prático.

Referência(s)