
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0103-21002012000400022
ISSN1982-0194
AutoresJosé Carlos Amado Martins, Alessandra Mazzo, Rui Carlos Negrão Baptista, Verónica Rita Dias Coutinho, Simone de Godoy, Isabel Amélia Costa Mendes, María Auxiliadora Trevizan,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoOBJETIVOS: particularizar o ritual do ensino de procedimentos básicos de enfermagem, analisar as implicações de sua utilização e discutir sua pertinência, face aos contextos atuais para o ensino e para a prática. MÉTODOS: estudo histórico-social de rituais incorporados ao método de ensino teórico-prático de Enfermagem em Portugal e no Brasil. Como fontes primárias, foram utilizados documentos escritos (ofícios, apostilas, manuais) e fotográficos; e como fontes secundárias: livros-texto, dissertação de mestrado, tese de doutoramento e artigos de periódicos. RESULTADOS: descrição, análise, interpretação e síntese que expõe ao leitor uma viagem na história quanto aos rituais e mudanças ocorridas na formação de recursos humanos de enfermagem e saúde. A simulação foi discutida em termos da pertinência face às exigências éticas, segurança e qualidade em saúde, avanço tecnológico e mudanças nos ambientes e contextos da prática clínica. CONCLUSÃO: o uso da simulação atende às necessidades e ao contexto atual de ensino teórico-prático.
Referência(s)