Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação e desenvolvimento econômico no Brasil

2011; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 16; Issue: 48 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782011000300002

ISSN

1809-449X

Autores

Lúcia Bruno,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O artigo discute as relações existentes entre educação e desenvolvimento econômico, recorrendo à Lei do Valor formulada por Marx. Nessa perspectiva, aborda a formação das novas gerações, inserido-a no âmbito mais vasto da produção e reprodução da força de trabalho, em situações de mais-valia absoluta e de mais-valia relativa. As mudanças no campo educacional são referidas como a tentativa de inaugurar uma nova etapa nesse processo, a partir da reorganização do capitalismo iniciada nos anos de 1980. Questiona a linearidade afirmada na Teoria do Capital Humano entre educação e desenvolvimento econômico, integrando na análise aspectos políticos relativos às lutas e à recusa de estudantes a aprender o que a escola seleciona como relevante, assim como a resistência dos professores às formas de trabalho a que estão submetidos.

Referência(s)