Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem

2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2236-4242.v25i1p183-201

ISSN

2236-4242

Autores

Cássia dos Santos Teixeira, Maria D ́Ajuda Alomba Ribeiro,

Tópico(s)

EFL/ESL Teaching and Learning

Resumo

O presente artigo analisa a seguinte temática: Ensinode língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. Na busca do tripé – língua, cultura e identidade, o presente estudo faz uma relação a partir desses aspectos, com vistas a uma (re)significação no processo ensino/aprendizagem de língua estrangeira, pois, quando se estuda uma língua estrangeira, é imprescindível, também, atentar-se para a cultura, bem como a identidade da língua em estudo. Tomando como base a língua, será discutida a visão da mesma, tendo como pressupostos teóricos a concepção estruturalista de Ferdinand Saussure (2000) e contemporânea de Mikhail Bakhtin (1986). No tocante a cultura, serão apontadas questões que visam à importância de se trabalhar aspectos culturais no ensino de língua estrangeira, com vistas a serem abordados não como acréscimo na aula, mas como elementos indispensáveis. Por fim, com base em Rajagopalan (1998), Beato (2004), dentre outros, será discutida a concepção de identidade, bem como sua constante transformação, com vistas a perceber a importância da identidade no ensino de língua estrangeira, pois esta pode favorecer o entendimento do entorno que envolve o eu e o outro no espaço de confluências, a saber, a sala de aula.

Referência(s)