Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A formação humana na perspectiva histórico-ontológica

2010; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 15; Issue: 45 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782010000300002

ISSN

1809-449X

Autores

Dermeval Savian, Newton Duarte,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O tema da formação humana está no centro da filosofia da educação, cujo objeto é precisamente o processo de promoção humana levado a efeito pela educação. A partir da vigilância crítica, própria da filosofia, o texto esboça uma fenomenologia da época atual, constatando que as ideias atualmente hegemônicas na educação se centram na crítica à razão e às noções de verdade e de objetividade. A esse neopragmatismo que, na tentativa de opor-se à metafísica, acaba por ser profundamente metafísico reduzindo tudo à linguagem, os autores contrapõem o pensamento de Marx como uma filosofia historicizadora em que estão em causa não os sujeitos abstratos, mas os indivíduos reais, sujeitos históricos que se constituem como síntese de relações sociais. Para tanto, recorre-se à reflexão histórico-ontológica sobre a formação humana contida nos Manuscritos econômico-filosóficos de 1844, de Marx. O artigo conclui com a defesa da tese de que o acesso aos clássicos é condição necessária para a formação humana.

Referência(s)