Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docente

2012; Fundação Carlos Chagas; Volume: 42; Issue: 146 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742012000200006

ISSN

1980-5314

Autores

Cláudio Pellini Vargas, Antônio Flávio Barbosa Moreira,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Neste texto focalizamos a crise da Educação Física, situando-a na crise pela qual passa a modernidade. Destacamos, inicialmente, o embate entre razão e corpo (racionalidade e sensibilidade), argumentando que tal dicotomia é causa central da crise. A seguir, procuramos distinguir os aspectos identitários do oblato e do trânsfuga, com base em considerações de Ricardo Vieira, aplicando essa distinção à dicotomia mente/corpo. Em um terceiro momento, ressaltamos a importância do trabalho docente para o aprofundamento do processo de formação do professor de Educação Física. Por fim, apresentamos e analisamos, com base em nossas experiências acadêmicas e profissionais, exemplos de reais situações do trabalho docente, relacionando-as à falta de identidade epistemológica que afeta a profissão docente, assim como às perspectivas do oblato e do trânsfuga. Destacamos, ainda, desafios a serem superados pelos professores da disciplina escolar no contínuo processo de autoformação, insistindo no ponto de vista de que a maior compreensão do trabalho docente pode favorecer tal processo.

Referência(s)