
A Álgebra Linear e a concepção de Transformação Linear construída por Estudantes de EAD<br><i>Linear Algebra and Online Distance Education Student’s Conception about Linear Transformation</i>
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1981-1322.2012v7n2p69
ISSN1981-1322
AutoresSilvia Dias Alcântara Machado, Bárbara Lutaif Bianchini,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste trabalho apresentamos os resultados de um estudo de caso, cujo objetivo foi investigar as concepções de transformação linear entre espaços vetoriais reais de estudantes de licenciatura em matemática em EAD. A análise das concepções foi realizada sob a ótica da teoria APOS desenvolvida por Asila et al. (2004). Concluímos que o curso realizado pelos sujeitos lhes possibilitou apenas iniciar o caminho da construção da concepção ação. Tal resultado não almeja desencorajar a inclusão de Álgebra Linear em cursos em EAD, ao contrário, pela importância do assunto na formação do professor, pretendemos lançar um desafio aos responsáveis pela implantação de AL nessa modalidade de curso, que é o de criar estratégias de aprendizagem que incorporadas às vantagens de um curso em EAD tenham condições de desenvolver concepções próprias para os principais objetos de Álgebra Linear.
Referência(s)