Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

<b>Algumas reflexões acerca dos estudos de letramento e gêneros textuais/discursivos como possibilidades para a formação do professor de língua</b><br>DOI:10.5007/1984-8420.2011v12n1p87

2012; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1984-8420.2011v12n1p87

ISSN

1984-8420

Autores

Marcos Atonio Rocha Baltar, Milene Peixer Loio, María Leticia Naime Muza, João Paulo Vicente Prilla,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Os processos de letramento são práticas sociais que envolvem a leitura e escrita de diferentes gêneros textuais/discursivos, a partir de sua funcionalidade em cada cultura e ocorrem informalmente, no entorno familiar, bem como em outros lugares da sociedade; e, formalmente, na escola e na universidade. Com a difusão dos estudos sobre letramento e sobre os gêneros textuais, por meio de documentos oficiais (PCN, Documentos de área das Secretarias Estaduais e Municipais) o professor de língua se vê diante de uma nova realidade adentrando as escolas. A partir dessas referências, caberia a ele organizar seu trabalho em torno de práticas de letramento com o intuito de formar indivíduos leitores e escritores capazes de agir em sociedade e de refletirem sobre a língua em uso. Assim, na sociedade grafocêntrica contemporânea nos perguntamos, qual o significado de ser professor de língua / linguagem? Para tentar responder a essa pergunta complexa, o presente artigo propõe, impulsionado pelos estudos de letramento e gêneros textuais / discursivos, reflexões acerca da identidade do professor de língua e linguagem enquanto formador de sujeitos críticos e reflexivos, por meio de abordagens que abarcam currículo e formação de professores, oralidade e escrita, multimodalidade e gêneros textuais / discursivos.

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