Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O contexto social da aprendizagem de gerentes

2008; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 9; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s1678-69712008000600003

ISSN

1678-6971

Autores

Anielson Barbosa da Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a influência do contexto social na aprendizagem gerencial. Existem várias abordagens teóricas para compreender como os gerentes aprendem, e no artigo discutem-se algumas dessas perspectivas, focalizando uma perspectiva interacionista que destaca a interação com o ambiente e o contexto como mediadores do processo de aprendizagem. A aprendizagem gerencial é uma abordagem que surgiu para suprir um gap entre a teoria e a prática da educação e do desenvolvimento gerencial. Existem evidências de que a aprendizagem não é apenas um fenômeno individual, mas coletivo, e que ocorre em um contexto de participação social. Conclui-se que os programas de aprendizagem gerencial devem buscar compatibilizar o desenvolvimento de conhecimentos técnicos vinculados à educação com o desenvolvimento de habilidades gerenciais e a mudança nas perspectivas de significados, por meio da vivência de experiências em situações ricas em aprendizagem, revelando o seu caráter transformador e emancipatório.

Referência(s)