Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Afetividade entre estudantes e sistema de cotas para negros

2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 43 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2009000200014

ISSN

1982-4327

Autores

Maria da Penha Nery, Liana Fortunato Costa,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo versa sobre a afetividade presente entre estudantes cotistas e não-cotistas durante a vigência da política de cotas raciais na Universidade de Brasília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque teórico da Socionomia de Jacob Levy Moreno. Os instrumentos foram um sociodrama e entrevistas semi-estruturadas. Participaram do sociodrama cinco estudantes, foram entrevistados três estudantes e um integrante de uma organização não-governamental. Os dados foram analisadas pela proposta da epistemologia qualitativa. Entre os estudantes universalistas observou-se indiferença em relação ao cotista e descaso em relação a questões raciais. Por parte dos cotistas houve uma autocobrança por excelente desempenho acadêmico para aplacar a discriminação gerada pelas cotas. Com relação aos processos identitários, houve predomínio do ocultamento da identidade e o temor de se expor no novo papel social. Conclui-se pela necessidade de criação de projetos psicossociais para efetivar a integração dos estudantes no contexto da política afirmativa.

Referência(s)