
Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade
2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s2176-45732014000200012
ISSN2176-4573
AutoresMaria Bernadete Fernandes de Oliveira, Paula Tatianne Carréra Szundy,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCompartilhando com Rojo a assunção de que a filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin está imbuída da leveza de pensamento e plasticidade necessárias para compreensão e análise das práticas de multiletramentos na contemporaneidade, este artigo propõe-se a refletir sobre os significados de educar como ato responsável. Partimos do pressuposto de que uma educação responsável deve, a um só tempo, ser responsiva aos usos das múltiplas linguagens que (re)desenham as performances na contemporaneidade e propiciar o posicionamento crítico sobre esses usos. Relacionamos, então, concepções do Círculo como ideologia, dialogismo, gênero, hibridismo, responsividade, ato responsável, entre outras, com concepções sobre saberes docentes, visões de língua e linguagem construídas nos atravessamentos entre a Linguística Aplicada e os Estudos Culturais e a pedagogia dos multiletramentos desenhada pelo Grupo de Nova Londres para pensar sobre processos de formação responsivos à contemporaneidade.
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