
Fatores de influência no Consumo “Verde”: um estudo sobre o comportamento de compra no setor supermercadista
2011; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5585/remark.v10i1.2213
ISSN2177-5184
AutoresSérgio Silva Braga, Dirceu Silva, Sérgio Luiz do Amaral Moretti,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoNos últimos anos, as empresas têm incorporado ao seu cotidiano e planejamento estratégico, elementos de gestão social e ambiental visando se adequar às novas tendências dos consumidores que passaram a valorizar tais iniciativas na sua avaliação de produtos e, para se alinhar às novas obrigações legais ligadas às questões ambientais. Com base no contexto apresentado justifica-se, tanto para os estudos do setor varejista supermercadista quanto da sustentabilidade, verificar os principais fatores que influenciam os consumidores a comprar no varejo supermercadista produtos de consumo considerados “verdes”. Para atingir o objetivo proposto foi aplicado um survey junto a uma amostra de 174 alunos de cursos de pós-graduação. As retas de regressão de cada fator foram avaliadas segundo as variáveis categóricas: sexo, renda familiar, faixa de idade e estado civil. Os resultados mostraram diferenças quanto ao sexo e estado civil. Quanto às variáveis, renda familiar e faixa etária há diferenças no terceiro fator (diminuição dos impactos ambientais). Tal análise indica que as opiniões dos sujeitos da amostra são muito homogêneas e que há uma aparente boa preocupação com os produtos verdes.
Referência(s)