Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fatores de influência no Consumo “Verde”: um estudo sobre o comportamento de compra no setor supermercadista

2011; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/remark.v10i1.2213

ISSN

2177-5184

Autores

Sérgio Silva Braga, Dirceu Silva, Sérgio Luiz do Amaral Moretti,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

Nos últimos anos, as empresas têm incorporado ao seu cotidiano e planejamento estratégico, elementos de gestão social e ambiental visando se adequar às novas tendências dos consumidores que passaram a valorizar tais iniciativas na sua avaliação de produtos e, para se alinhar às novas obrigações legais ligadas às questões ambientais. Com base no contexto apresentado justifica-se, tanto para os estudos do setor varejista supermercadista quanto da sustentabilidade, verificar os principais fatores que influenciam os consumidores a comprar no varejo supermercadista produtos de consumo considerados “verdes”. Para atingir o objetivo proposto foi aplicado um survey junto a uma amostra de 174 alunos de cursos de pós-graduação. As retas de regressão de cada fator foram avaliadas segundo as variáveis categóricas: sexo, renda familiar, faixa de idade e estado civil. Os resultados mostraram diferenças quanto ao sexo e estado civil. Quanto às variáveis, renda familiar e faixa etária há diferenças no terceiro fator (diminuição dos impactos ambientais). Tal análise indica que as opiniões dos sujeitos da amostra são muito homogêneas e que há uma aparente boa preocupação com os produtos verdes.

Referência(s)