Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Relacionamentos de Marketing em Empresas Varejistas: Aspectos Positivos e Negativos

2013; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5585/remark.v12i3.2513

ISSN

2177-5184

Autores

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Ricardo de Souza Sette,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste trabalho compreender as relaes de trocas comerciais sob a tica dos clientes, funcionrios e proprietrios de empresas varejistas. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi feita utilizando-se como mtodo a etnografia. Os dados foram coletados em cinco empresas varejistas de um municpio de pequeno porte no Sul de Minas Gerais um supermercado, uma farmcia, uma panificadora, um posto de combustveis e uma loja de hortifrutigranjeiros durante o perodo de um ano (dez/2008 a dez/2009). A observao participante e a entrevista em profundidade foram utilizadas como tcnicas de coleta de dados. Para tratamento dos mesmos, utilizou-se a anlise de contedo. Por meio da anlise empreendida, identificou-se que os relacionamentos de marketing so compostos tanto por aspectos positivos quanto negativos. Contudo, os aspectos positivos so predominantes, especialmente pelo fato de que o cultivo de relacionamentos nas empresas varejistas analisadas uma ocorrncia natural, podendo, portanto, ser caracterizado como genuno. Em termos tericos, uma das principais descobertas feitas nesta pesquisa que o relacionamento de marketing pode trazer tambm implicaes negativas para as empresas confirmando as descobertas de Grayson and Ambler (1999) quando eles afirmam que o marketing de relacionamento pode trazer benefcios, mas tambm desvantagens inerentes. Em termos gerenciais, h que se ressaltar o papel fundamental que os funcionrios exercem na construo de relacionamentos duradouros. Sendo assim, maior ateno deveria ser dispensada ao desenvolvimento de habilidades de relacionamentos daqueles que esto face a face com o cliente.DOI: 10.5585/remark.v12i3.2513

Referência(s)