
Postura metodológica indutiva e dedutiva na produção científica dos estudos em administração e organizações: uma análise de suas limitações e possibilidades DOI - 10.5752/P.1984-6606.2012v12n30p4
2012; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 30 Linguagem: Português
10.5752/p.1984-6606.2012v12n30p4
ISSN1984-6606
AutoresSamuel Carvalho De Benedicto, Gideon Carvalho de Benedicto, Carlos Maciel Stieg, Gustavo Henrique Nogueira de Andrade,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste estudo de natureza teórica tem como objetivo central analisar as possibilidades de aplicação da postura metodológica indutiva e dedutiva na produção científica dos estudos em administração e organizações. Na pesquisa indutiva a teoria geral (ampla) é criada (inferida) a partir de situações particulares enquanto que na pesquisa dedutiva as situações particulares são deduzidas a partir da teoria geral (ampla). Entretanto, diversos autores defendem que, ao longo dos séculos, tanto a postura metodológica indutiva quanto a dedutiva isoladamente se mostraram insuficientes para a sustentação de um projeto científico. Como alternativa, Popper elaborou uma combinação de ambas as metodologias para dar sustentação à ciência. A união destes dois métodos possibilitou a criação do método hipotético-dedutivo. Este trabalho propõe que os estudos em administração e organizações sejam pautados sob as orientações da postura metodológica dedutiva ou a hipotético-dedutiva (triangulação entre indução e dedução), por serem estas mais adequadas à natureza e realidade das ciências sociais (área em que se situam os estudos administrativos e organizacionais). Ao seguir uma destas vertentes metodológicas, haveria um maior rigor e sustentação epistemológico/metodológico nas pesquisas deste campo do conhecimento.
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