Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Segregação residencial e discriminação na área metropolitana de Lisboa: o olhar das crianças

2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 128 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302014128482

ISSN

1678-4626

Autores

Maria João Leote Carvalho,

Tópico(s)

Urban Planning and Governance

Resumo

Como representam as crianças os bairros onde vivem foi a questão orientadora a que a pesquisa apresentada neste artigo procurou responder, com base numa técnica visual (desenho) e tendo por contexto seis bairros de realojamento na área metropolitana de Lisboa, Portugal. Na análise das perceções de 312 crianças sobre os bairros, observa-se que a segregação residencial é representada como uma forma de violência: física, pelas limitações que impõe; simbólica, pelos efeitos nas relações sociais. As lógicas de segregação territorial e as dinâmicas sócio espaciais estruturam as relações entre pares e com adultos e a etnização dos laços e redes sociais das crianças, manifestada em várias formas de discriminação relativamente a outros grupos, é um fenômeno multidirecional.

Referência(s)