
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
2010; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132010000300001
ISSN1980-850X
AutoresAna Lúcia Pereira, Sérgio de Mello Arruda,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da construção dos saberes docentes, durante a realização do estágio supervisionado da licenciatura de Física. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Durante as entrevistas, semiestruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscamos perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. Com base nessas representações, procuramos verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período e caracterizar a singularidade de sua ação docente.
Referência(s)